terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atitudes para Escutar Bem



"• Pare de falar - Você não poderá ouvir enquanto está falando.
Coloque-se no lugar da outra pessoa - procure colocar-se no lugar do outro para poder sentir onde ele está procurando chegar.
Pergunte - Quando você não entender, quando necessitar de esclarecimentos adicionais ou quando desejar mostrar que está escutando.
Não seja apressado - Não interrompa a pessoa; dê-lhe tempo para dizer aquilo que tem a dizer.
Concentre-se no que ele está falando - Focalize sua máxima atençaõ nas palavras do outro, bem como em suas impressões sobre o assunto.
Olhe para a outra pessoa - Para o seu rosto, sua boca, seus olhos, suas mãos, bem como em suas impressões sobre o assunto.
Sorria e resmungue adequadamente - Mas não se exceda.
Deixe suas emoções para trás - Procure deixar seus problemas, aborrecimentos e lágrimas fora da sala de reuniões (se puder). Eles podem lhe impedir de ouvir bem.
Controle sua ira - Procure não zangar-se com o que ele está dizendo, sua colera poderá lhe impedir de entender suas palavras ou o que elas significam.
Não se distraia - Guarde qualquer papel, lápis, ..etc.., que você tenha em mãos, eles podem distrair sua atenção.
Concentre-se nos pontos principais - Concentre-se nas idéias principais e não no material ilustrativo, examine-as somente para verificar se elas provam, apoiam ou definem as idéias principais.
Participe da responsabilidade pela comunicação - Somente uma fração dessa responsabilidae pertence ao orador, você é o ouvinte, e como tal, tem uma parte importante. Procure entender, se não puder, peça esclarecimentos.
Reaja às idéias e não à pessoa - Não permita que suas reações contra a pessoa influenciem no julgamento do que ela diz. Suas idéias podem ser boas, mesmo se você não a parecia como pessoa, ou a maneira como ela se conduz.
Não argumente mentalmente - Quando voce está procurando entender a outra pessoa é uma desvantagem argumentar com ela mentalmente, à medida que ela vai falando. Isto estabelecerá uma barreiar entre você e o orador.
Use a diferença na proporção - Voce pode ouvir mais rápido do que ele falar, portanto use esta vantagem para perm,anecer no rumo certo, antecipar o que ele vai dizer, pensar naquilo que ele já lhe disse e avaliar o seu desenvolvimento.
Escute aquilo que não foi dito - Através do que uma pessoa está falando, pode-se aprender muito, determinando-se o que a pessoa deixou de dizer ou evitou dizer durante sua palestra.
Ouça como algo é dito - Frequentemente concentramo-nos tão atentamente naquilo que é dito que nos esquecemos da importância das reações emocionais e atitudes realcionadas com o que foi dito. As atitudes e reações emocionais do orador podem ser mais importantes do que aquilo que estã sendo dito em tantas palavras.
Não antagonize o orador - Voce pode fazer com que a outra pessoa esconda as suas idéias, emoções e atitudes. Procure julgar e esteja certo da influência que está exercendo sobre a outra pessoa. Adapte-se a ela.
Conheça a sua personalidade - Uma das melhores maneiras de obter-se informações sobre uma pessoa é escutá-la; a medida que ela fala, você pode descobrir do que ela gosta e do que não gosta, quais as suas motivações, qual o seu sistema de reconhecimento de valores, o que pensa sobre tudo e sobre nada, o que a faz vibrar.
Evite conjeturar - Conjeturas poderão prejudicar sua compreensão da outra pessoa. Não espere que ela utilize as mesmas palavras que você usaria, não pense que ela não expressou seu pensamento, mas que você a compreendeu, que ela evitou encarar-lhe porque está mentindo, que está tentando lhe embaraçar olhando-o fixamente, que esta distorcendo a verdade porque não concorda com o que você pensa.
Evite classificar o orador - Muito frequentemente enquadramos uma pessoa dentro de um determinado tipo. Assim nossa percepção daquilo que ele diz ou do que quis dizer fica submetida à nossa apreçiação ou não por este tipo de pessoa.
Evite julgamentos precipitados - Espere até que todos os fatos estejam situados, antes de fazer qualquer julgamento.
Reconheça sua própria prevenção - Procure estar seguro de sua imparcialiadade com relação ao orador, ao assunto, ao momento, ...etc.. para não influir em julgamentos prévios.
Identifique o tipo de raciocinio - Comumente, torna-se difícil separar o raciocínio certo do duvidoso, quando se está escutando. Contudo está é uma tarefa mujito importante.
Avaliar fatos e evidências - à medida que forem ouvidos, procure identificar não somente a significância e evidência dos fatos, como tambem sua relação com o argumento.
Ouvir pode reduzir a tensão - Dar ao outro a oportunidade de desabafar seus problemas ou pontos de vista, ajudará a clarear o ambiente da tensão e hostilidade.
Escutar pode resolver problemas para a outra pessoa - Proporcionar ao outro a oportunidade de expor-lhe seu problemas pode esclarecer seu pensamento sobre o assunto e prover o indispensável relaxamento emocional.
Ouvir ajuda a resolver problemas recíprocos e discordâncias - Você não pode inteligentemente concordar ou discordar até que esteja certo do ponto de vista da outra pessoa. Somente quando há entendimentos reciprocos, pode-se procurar soluções para problemas.
Ouvir pode lhe ajudar a fazer um melhor trabalho - Peça sugestões às pessoas com quem você trabalha, para quem você trabalha e que trabalham com você, sobre como você poderia melhorar sua tarefa, então ESCUTE.
Ouvir pode evitar dúvidas - frequentemente, quando falamos antes de escutar a outra pessoa numa discussão, arriscamos nossa pele, tomamos decisões das quais mais tarde nos arrependemos, tecemos críticas que depois nos lamentamos ou nos comprometemos a agir de uma forma que não podemos ou não poderemos, OUÇA... depois fale."

Achei muito interessante estas recomendações e por acreditar que um dos grandes problemas, de nós seres humanos ,é não saber escutar o outro,resolvi postar aqui este texto.Acredito que muitos conflitos seriam evitados se procurássemos compreender o que o outro diz!Vamos tentar!

desconheço o autor deste texto,se alguém souber por favor me informem

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