quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

COMPORTAMENTO E CONSCIÊNCIA




Estudos cuidadosos a respeito do comportamento humano
demonstraram que há três biótipos representativos de criaturas na sociedade.
O primeiro pode ser denominado como co-dependente, constituído pôr pessoas condicionadas, aquelas que estabelecem as suas metas através de circunstâncias alheias à sua vontade não adquirindo uma consciência pessoal de satisfação como esforço individual auto-realizador. As suas aspirações estão fundamentadas nas possibilidades de outrem, nos fatores ocasionais, e afirmam que somente serão felizes se amadas, se realizarem tal viagem ou qual negócio, etc. A falta de confiança em si mesmas proporciona-lhes o desequilíbrio desagregador da saúde, e mais facilmente, em média, são acessíveis ao câncer, atingindo um obituário maior do que aqueles que se demoram nas outras áreas.
O segundo é constituído pôr indivíduos insatisfeitos: os que têm
raiva da vida, que estão contra: instáveis e irritadiços pôr natureza,
são auto-destrutivos, vivendo sob a constrição permanente da irascibilidade.
Afirmam que se sentem incompletos, que nada lhes sai bem, portanto, agridem-se e agridem todos e tudo. Facilmente se tornam presa de distúrbios nervosos que mais os
desgastam e infelicitam, atirando-se aos porões da exaltação, da
depressão, do autocídio, direto ou não... Entre eles surgem os déspotas, os guerreiros, os criminosos...
O terceiro grupo é formado pôr criaturas ajustadas,auto-realizadas, tranqüilas , confiantes.Certamente, o seu, é um número reduzido, diferindo grandemente
dos membros que se encontram nas faixas comportamentais anteriores. Essas
pessoas ajustadas são candidatas ao triunfo nas atividades ás quais se dedicam,
tornando-se agradáveis, sociáveis, estimuladoras. Os seus empenhos são positivos, visando sempre o bem-estar geral, o progresso de todos. As suas lideranças são enriquecedoras, criativas e dignas.
Desse grupo saem os fomentadores do desenvolvimento da sociedade, os exemplos de sacrifício, os gênios criadores, os buscadores da verdade As investigações aprofundam as suas sondas nas causas próximasmdesses comportamentos e encontraram, na raiz deles, o grupo familiar como responsável.
Com ligeiras variações daqueles que superam os fatores negativos
e se ajustam, bem como outros que apesar da sustentação dignificadora
derrapam para as áreas de inquietação, o lar responde pela felicidade ou desdita futura da prole, gerando criaturas de bem, assim como servos da perturbação.
Quem não recebe amor , não sabe dar amor e não o possui para repartir.
Na infância do corpo, o espírito encarnado plasma na consciência
a escala de valores que lhe orientará a existência. Conforme seja tratado criará estímulo naquela direção , retribuindo-os na mesma ordem.

A auto estima aí se desenvolve, quando orientado ao descobrimento apreciável da vida, das próprias possibilidades, dos valores latentes que lhe cumpre desenvolver. Os desafios tornam-se-lhe convites nao esforço , á luta pelo progresso, á conquista de metas. O insucesso não o aturde nem o desestimula, pois que o conscientiza de como não fazer o que deseja.O carinho na infância , o amor e a ternura , ao lado do respeito à criança, são fundamentais para uma vida saudável , plenificadora.
Todos têm necessidade de segurança na jornada carnal de instabilidades transitoriedades. E os pais, os educadores, os adultos em geral,são os modelos para a criança, que os amará, copiando-os, ou os detestará, incorporando inconscientemente.É verdade que cada espírito reencarna no lar de que tem
necessidade para evoluir , o que não credencia os genitores ao uso e abuso das
arbitrariedades que pratiquem, de que terão, pôr sua vez, de dar conta à própria e à consciência cósmica.
O espírito reencarna para progredir, desdobrando e aprimorando as aptidões que lhe dormem na consciência profunda. A educação na infância desempenha um papel de fundamental importância para o seu comportamento durante a existência. Os estímulos ao amor ajudam-no a lapidar as arestas que lhe remanescem do passado, mediante as ações de enobrecimento , de solidariedade, de abnegação, de caridade.
Com raras exceções, os grandes vultos da Humanidade possuíram uma superio consciência de comportamento e apoiavam-na nas reminiscências do lar , no carinho dos pais, dos avós, dos mestres , que lhes constituíram exemplo digno de ser imitados. As suas reminiscências foram ricas de beleza, de bondade, de amor, com que se equiparam para os grandes lances da existência , e , aqueles que foram vítimas
de holocaustos , possuíam pacificada a consciência pôr sacrificaram-se em favor da posteridade.
Respondendo a ALLAN KARDEC, á indagação de número 918, de O Livro dos Espíritos. Asseveraram os condutores da terra :
O espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida
corporal representam a prática da lei de Deus e quando, antecipadamente,
compreende a vida espiritual.
O comportamento é, pois, resultado do nível individual de
consciência de cada ser.


Texto retirado do livro Momentos de Consciência -Divaldo P. Santos pelo espírito Joanna De Angelis

Nenhum comentário: