sexta-feira, 8 de maio de 2009

PRECE DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS



Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz

E que eu encontre primeiro em mim, a harmoniosa aceitação de meus opostos.



Onde houver ódio, que eu leve o amor

Aceitando o ódio que possa existir em mim e compreendendo todas as faces com que o amor pode expressar



Onde houver ofensa, que eu leve o perdão

E que eu me permita ter o domínio próprio para não ofender



Onde houver discórdia, que eu leve a união

E que eu aceite a discórdia como geradora de união



Onde houver dúvidas, que eu leve a fé

Podendo, humildemente encarar minhas próprias dúvidas



Onde houver erros que eu leve a verdade

E que a “minha verdade” não seja a única, nem os erros sejam só os alheios



Onde houver desespero, que eu leve a esperança

E possa primeiro conviver com o desânimo sem me desesperar



Onde houver tristeza, que eu leve a alegria

E possa suportar a tristeza minha e dos outros, sendo alegre ainda assim



Onde houver trevas, que eu leve a luz

Após ter passado pelo “vale” e ter aprendido a suportar todos os obstáculos



Oh, Divino Mestre...

Fazei com que eu procure mais



Consolar, que ser consolado

E que eu saiba pedir e aceitar consolo quando precisar



Compreender, que ser compreendido

E me conhecer antes, para ter melhor compreensão do outro



Amar, que ser amado

Podendo me amar em princípio, para não cobrar o amor que dou



Pois...

É dando que se recebe... e sabendo receber é que se ensina a doar

É perdoando que se é perdoado... e não se perdoa o outro enquanto não há perdão em si mesmo

È morrendo que se nasce...

E é vivendo e amando a si mesmo, e o próximo e a Deus, que se perde o medo de morrer



(Autor desconhecido)

Nenhum comentário: