segunda-feira, 20 de abril de 2009

ORGULHO


Estou a partir desta postagem colocando alguns textos de Ney Prieto Peres,sobre defeitos e visrtudes,para que possamos refletir mais sobre nossos sentimentos e buscarmos nos conhecer melhor!Os textos são do livro Manual Prático do Espírita.



Orgulho

“Aquele que não encontra a felicidade senão na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz quando não os pode satisfazer, enquanto que aquele que não se interessa pelo supérfluo se sente feliz com aquilo que, para os outros, constituiria infortúnio.”
(Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Livro Quarto.
Capítulo I. Penas e Gozos Terrenos.
Parte dos comentários à resposta da pergunta 933)

“O orgulho vos induz a julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa rebaixar, e a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menos paralelo vos irrita e aborrece. E o que acontece, então? Entregai-vos à cólera.”
(Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Capítulo IX. Bem-aventurados os Brandos e Pacíficos.
A Cólera.)

As principais reações e características do tipo predominantemente orgulhoso são:

a) Amor-próprio muito acentuado: contraria-se por pequenos motivos:
b) Reage explosivamente a quaisquer observações ou críticas de outrem em relação ao seu comportamento;
c) Necessita ser o centro das atenções e fazer prevalecer sempre as suas próprias idéias;
d) Não aceita a possibilidade de seus erros, mantendo-se num estado de consciência fechado ao diálogo construtivo;
e) Menospreza as idéias do próximo;
f) Ao ser elogiado por quaisquer motivos, enche-se de uma satisfação presunçosa, como que se reafirmando na sua importância pessoal;
g) Preocupa-se muito com a sua aparência exterior, seus gestos são estudados, dá demasiada importância à sua posição social e ao prestígio pessoal;
h) Acha que todos os seus circundantes (familiares e amigos) devem girar em torno de si;
i) Não admite se humilhar diante de ninguém, achando essa atitude um traço de fraqueza e falte de personalidade;
j) Usa da ironia e do deboche para com o próximo nas ocasiões de contendas.

Compreendemos que o orgulhoso vive numa atmosfera ilusória, de destaque social ou intelectual, criando, assim, barreiras muito densas para penetrar na realidade do seu próprio interior. Na maioria dos casos o orgulho é um mecanismo de defesa para encobrir algum aspecto não aceito de ordem familiar, limitações da sua formação escolar-educacional, ou mesmo o resultado do seu próprio posicionamento diante da sociedade, da imagem que escolheu para si mesmo, do papel que deseja desempenhar na vida de “status”.
É preferível nos olharmos de frente, corajosamente, e lutar por nossa melhora, não naquilo que a sociedade estabeleceu, dentro dos limites transitórios dos bens materiais, mas nas aquisições interiores: os tesouros eternos que “a traça não come nem a ferrugem corrói!”.

Um comentário:

cristianomg73@hotmail.com disse...

É tão bom falar das nossas fraquesas quando não somos jugados por elas;
Quando esses comentarios trazem em si a intensão de nos alertar das dores que sofreremos se não enchergarmos nossos defeitos a tempo decorrigilos;
O infortunio de enchergar tardiamente o quanto se erra para sustentar o orgulho ,a vaidade em fim o eceso de amor proprio;
A esse infortunio bem conheço, por ele vivo os dias como se estivese sob ipnose, não consigo comtrolar a minha mente ,´passo o dia subjugado pelos meus pensamentos que parecem ter vontade propria,durante a noite sonho com a situação e ao despertar estou a beira da loucura
E de quando em quando sinto como que um soco na boca do meu estomago , então me pego em prantos implorando a DEUS que me permita reparar minhas faltas, que me de uma ultima oportunidade para demonstrar o quanto tenho aprendido sobre umildade ,o quanto tenho redusido o orgulho, o quanto me arrependo dos meus mau feitos;
DEUS com um olhar de piedade pode transformar essa triste realidade;
...Que seja feita a sua vontade....
............cristiano..............