sábado, 29 de novembro de 2008

SÓ SOFRE QUEM QUER



A reflexão filosófica é alimento fundamental para a compreensão da Doutrina Espírita. O Espiritismo é uma filosofia experimental e não um dogma. Um conceito que se mistura aos dogmas católicos e causa confusão, por exemplo, é o do sofrimento. Em primeiro lugar, existe uma grande diferença entre infelicidade e sofrimento. Sofrimento é o processo natural em que todos os seres enfrentam dificuldades para superá-las por meio do aprendizado. Deus age de forma pedagógica com suas criaturas. Tudo evolui no Universo. Os mundos se transformam com a finalidade de se tornarem uma morada feliz. E todos eles alcançam essa condição. Os seres estão unidos pelo esforço do aprimoramento. Da partícula atômica aos espíritos superiores. todos são estágios evolutivos da alma imortal. O homem da Terra é um espírito em suas primeiras encarnações. O objetivo é reconhecer-se espírito e suplantar sua natureza animal, que está relacionada às suas origens — o princípio espiritual vivencia transmigrações no mineral, vegetal, animal para depois despertar no homem.
A grande maioria dos sofrimentos humanos tem origem no egoísmo e orgulho. As dificuldades financeiras, sociais, guerras, até mesmo alguns aspectos climáticos, todas estas causas de sofrimento foram criadas,e são mantidas pelo próprio homem.
O sofrimento causado pela morte de parentes, doenças e relacionamento afetivos são causados, em sua maioria, pela falta de compreensão das leis naturais da vida. Quem compreende a vida após o desencarne. entende com naturalidade o fenômeno da morte
reconhece a transitoriedade da encarnação e não sofre simplesmente porque sabe!
A felicidade é um sentimento relacionado à liberdade que o espírito sente quando compreende a vida e ajusta seus pensamentos,sentimentos e atos às leis presentes em sua consciência.A liberdade e a sabedoria abrem as portas da criatividade e do trabalho incessante nas causas do bem.
Muitas pessoas se interessam pelo espiritismo e frequentam Centros.No entanto,não se aprofundam na compreensão filosófica e mantém os dogmas católicos entre seus conceitos pessoais.Imaginam,então,o sofrimento como um castigo de Deus para os erros que cometeram nas vidas passadas,como se fossem pecados a serem pagos.Sua felicidade estaria no mundo espiritual,se sofreu sem reclamar.Nesse caso.uma almejada colônia espiritual feliz substitui o aguardado paraíso.Essas idéias equivocadas reproduzem os mesmos raciocínios da concepção dogmática da Igreja.
O espiritismo, por sua vez,demonstra que o homem tem em sua alma o reflexo de seu criador.Somos como diamantes brutos,cujo o brilho reluz quando desbasta a casca superficial grosseira,representada na alma pelo orgulho e egoísmo.Disse Jesus "Que brilhe a vossa luz".Ele não disse para refletir.nem para conquistar a luz.Mas disse para fazer brilhar o fulgor cuja fonte já está em cada um de nós.
Quando Jesus disse que a felicidade não é deste mundo,estava se referindo ao estado evolutivo do planeta,e não que ele seria eternamente a morada do sofrimento.O mundo futuro,que é a propria Terra regenerada,será certamente feliz.Além disso,a felicidade não é um lugar a que se chega,nem mesmo um ambiente onde se fica.Mas é o sentimento daquele que compreendeu a si mesmo e encontrou uma ligação com o Criador pela sua própria essência.Reconhecer nosso potencial e explorá-lo é a própria educação moral.E o bem estar dessa conquista é a felicidade.Esse sentimento acompanha aquele que encontra o seu caminho e aumenta gradativamente a sua intensidade perante a evolução do espírito.Cada vez mais e para sempre.

Texto retirado da Revista Universo Espírita autor Macedo Sarra

Nenhum comentário: