quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O PROBLEMA DA DOR


"Orientar as vontades,temperar os caracteres para o combate da vida;desenvolver a força da resistência;afastar da alma da criança tudo o que pode enfraquecê-la;elevar o ideal a um nível superior de força e de grandeza:eis o que a educação moderna deveria adotar por ojetivo essencial.Mas,em nossa época,perdemos o hábito das lutas morais,enquanto se exautam os prazeres do corpo.Assim,a sensualidade extravasa em nossos dias,os caracteres se deprimem,a decadência social se acentua.
Ergamos o coração,os pensamentos,as vontades!Abramos nossa alma aos grandes sopros do espaço!Levantemos nossos olhares para o futuro sem limites;lembremo-nos que esse futuro nos pertence:nossa tarefa é conquistá-lo.
Vivemos em tempo de crise.Para que as inteligências se abram ás novas verdades,para que os corações falem,serão necessários avisos ruidosos.Serão necessárias as duras lições do sofrimento.Conheceremos dias sombrios e períodos difíceis.A infelicidade deve reaproximar os homens.Só se sentirão verdadeiramente irmãos pela dor.
Parece que a sociedade humana segue um caminho margeado de precipícios.O alcoolismo,a imoralidade,o suicídio,o crime,vícios de toda ordem exercem seus estragos.A cada instante,os escândalos surgem,despertando curiosidades malfazejas,remexendo o lodo que fermentam corrupções.O pensamento rasteja sem se elevar."...
"A decomposição precede a renovação.Da fermentação social pode vir uma nova vida,mais pura e mais bela.Sob o influxo da idéia nova,a sociedade encontrará a crença e a confiança.Ela se revelará maior e mais forte para realizar sua obra neste mundo!"

Este texto foi retirado do livro "O problema da Dor"de Léon Denis editado em 1846,tão antigo,mas ainda tão atual!

Nenhum comentário: