domingo, 15 de fevereiro de 2009

Em vez de reclamar, agradeça!



Responda depressa: quantas vezes você já reclamou hoje? Se estiver dentro da média, acredito que tenha se queixado de pelo menos meia dúzia de coisas desde que despertou esta manhã. E se especifico "na média" é porque há pessoas que vão além, que têm o hábito de reclamar de tudo. Basta perguntar "como vai?" para elas se queixarem da chuva, do sol, do frio, de que têm trabalhado muito ou pouco, do barulho ou do excesso de silêncio. Como disse certa vez o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, "raramente pensamos naquilo que temos, mas sempre no que nos falta."
Ouvi uma história exemplar a esse respeito. Para lembrar seus alunos de dar mais valor à própria vida, um professor criou um exercício interessante. Propôs que os jovens passassem 24 horas sem reclamar. A primeira reação deles, claro, foi criticar a tarefa. Mas, em seguida, concordaram em anotar em um papel cada vez que estavam na iminência de resmungar - e do quê.
Na avaliação, a turma se surpreendeu. Primeiro, com o alto número de reclamações. Depois, por elas não serem relevantes. "Não tenho tanto do que reclamar", disse um aluno. "Reclamo de coisas banais", concluiu outro. Na segunda parte do exercício, o mestre distribuiu folhas onde se lia: "Agradeço por..." e pediu a eles que completassem a frase. Todos fizeram listas longas, em geral incluindo o amor de pessoas queridas, saúde, segurança, liberdade, posse de bem materiais, habilidades, experiências, oportunidades, conhecimentos, etc.
Por fim, o professor recomendou que cada um lesse sua lista quatro vezes ao dia. Ao final do exercício eles confessaram sentir uma enorme diferença. A valorização da abundância, como previa o professor, provocou mudanças visíveis nas pessoas, melhorando da postura à expressão corporal, além de ter colocado sorrisos em todos os rostos.
A lição ficou para a vida: os alunos descobriram que ao voltar sua atenção para os aspectos positivos, estavam dando espaço à felicidade.
Sentir e expressar gratidão pode - e deve - se tornar um hábito. O primeiro passo para isso é reconhecer tudo aquilo que temos. Muitas vezes, só avaliamos a importância das coisas ao sermos privados delas. Quem perde a saúde ou sofre revezes financeiros sabe bem do que estou falando. Não é necessário esperar o pior para abandonar a mania de reclamar. Basta lançar um olhar atento para dentro de si mesmo e perguntar: tenho mais motivos para agradecer ou para me queixar? A resposta irá aparecer nas suas atitudes. Repare!


valorize o que você tem


Pratique esse exercício durante uma semana:

afirmação matinal: "Em vez de olhar para aquilo que me falta, vou lembrar sempre, em primeiro lugar, do muito que tenho recebido, e ser grata por isso."
pergunte a si mesma: "Quem são as pessoas especiais para mim? Quais as coisas boas que venho recebendo da vida?" Faça uma lista e leia-a quatro vezes por dia. Tente também expressar sua gratidão às pessoas queridas.

diário noturno: Reflita ou medite sobre como foi substituir o hábito de reclamar pela atitude de reconhecimento e gratidão. O que mudou na sua vida com essa nova postura? Enumere fatos e sentimentos, tanto em relação a si mesma quanto às pessoas com quem convive.

(Desconheço o autor)

Nenhum comentário: