quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PESSOA IRADA


QUANTAS VEZES JÁ NOS DEPARAMOS COM ESTA SITUAÇÃO,MAS NA MAIORIA DELAS NÃO SOUBEMOS COMO REAGIR E ENTÃO CONTRIBUIMOS MAIS AINDA PARA O COMEÇO DE UMA DISCUSSÃO.O TEXTO ABAIXO TALVEZ NOS AJUDE A REAGIRMOS DE UMA FORMA DIFERENTE DIANTE DA IRA!


Orson Peter Carrara
No livro Ira – Aprenda a expressar essa emoção, de Gary Chapman, há uma dica interessante de como trabalhar com a raiva. O livro trata do assunto com muita propriedade e competência, mas para o espaço desse artigo, selecionamos as Sete etapas para tratar com uma pessoa irada.
As etapas são as seguintes:
1. Ouça a pessoa;
2. Ouça a pessoa;
3. Ouça a pessoa;
4. Procure entender as razões da pessoa irada;
5. Expresse sua compreensão;
6. Compartilhe informações adicionais que possam esclarecer o assunto;
7. Confesse qualquer erro e faça reparação.
É importante, pois, ouvir a pessoa. Veja que essa providência aparece três vezes na escala.
Por que? Adianta discutir com alguém irado?
Os serviços do CVV tem uma regra interessante: ouvir o desabafo.
Muitas vezes é o que mais precisamos: alguém que nos ouça. Apenas isso.
Não é por outra razão que muitas tragédias ocorrem. Não se ouvem as pessoas...
Na seqüência da escala o amigo leitor poderá verificar a importância do entendimento, da compreensão que muitas vezes, ou na maioria delas, falta no relacionamento entre as criaturas. Aí a razão de tantas guerras, inclusive domésticas...
Silêncio primeiro, voz baixa depois e o diálogo em momento oportuno. Eis o caminho.
E claro: admitir quando erramos, pois também podemos ser os responsáveis pela ira do outro. Como não? Aí há necessidade do caminho de reparação.
Todos nos debatemos em situações assim. Com filhos, pais, cônjuges, amigos, sócios, familiares diversos e até desconhecidos. Melhor saber como agir do que complicar...
Agora, para trabalhar a raiva consigo mesmo, eis a dica do livro (também para boa análise):

1. Admitir para si mesmo que está com raiva;
2. Reprimir sua resposta imediata;
3. Localizar o foco da raiva;
4. Analisar suas opções;
5. Tomar uma atitude construtiva.

Calma, acima de tudo!

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